Published
Last modified
Java - Concatenação
Concatenação é o ato de unir duas ou mais cadeias de caracteres (strings).
Por muito tempo, operações envolvendo strings eram os pesadelos de qualquer programador, pois havia a necessidade de tratar o elemento pelo seu dado bruto, ou seja, caracter por caracter. Então, juntar por exemplo, duas frases era um trabalho árduo.
Com o surgimento da orientação a objeto e o advento do Java, as operações envolvendo strings foram muito simplificadas. A melhoria mais significativa nesse assunto, sem sombra de dúvidas, foi utilizar a concatenação de strings.
A concatenação de strings é dada pelo operador +, mas não o confunda com o operador de adição que utiliza o mesmo símbolo.
Dessa forma, com apenas este símbolo, podemos unir duas cadeias de caracteres diferentes em apenas uma.
Veja este exemplo, que apesar de bobo, ilustra exatamente o que acontece na concatenação:
João + zinho = Joãozinho; Passa + tempo = Passatempo; beija + - + flor = beija-flor.
Acredite, simples desse jeito.
Colocando isso em um código ficaria:
public class ConcatenacaoSimples { public static void main(String[] args) { String palavra1 = "tele"; String palavra2 = "fone"; System.out.println(palavra1 + palavra2); } }
O melhor da concatenação é que não precisa ser uma palavra que faça sentido porque o computador não verifica se faz sentido, ele simplesmente junta a cadeia de caracteres. Portanto, poderíamos muito bem fazer isso:
public class ConcatenacaoComposta { public static void main(String[] args) { String part1 = "De"; String part2 = "se"; String part3 = "nc"; String part4 = "or"; String part5 = "aj"; String part6 = "ad"; String part7 = "o"; System.out.println(part1+part2+part3+part4+part5+part6+part7); } }
A concatenação de strings ajuda muito no momento que usamos o método de saída padrão println, porque ao invés de utilizarmos várias vezes o mesmo método, podemos apenas concatenar a string anterior com a string posterior, ou seja, juntar a string de cima com a string da linha de baixo. Veja o exemplo:
public class ConcatenacaoComPrintln { public static void main(String[] args) { System.out.println("Bem vindo ao mundo Java!\n\n" + "Este é um exemplo prático de concatenação de string.\n" + "Aqui, a string da linha de cima é " + "sempre concatenada com a string da linha de baixo" ); } }
Cuidados ao concatenar
Apesar da concatenação ser algo bem simples de ser feito, devemos ter alguns cuidados. Pois como podemos perceber, ele também é o símbolo utilizado para fazer operações de adição. O que queremos dizer é que, se por exemplo, quisermos marcar um número de telefone em uma única string e tivermos na verdade dois números inteiros distintos, o resultado será desastroso. Veja:
Telefone: 998 + 1234, resultaria em Telefone: 2232. Acabamos de perder o número de telefone. Então, o mais sensato é se lembrar que concatenação só ocorre entre uma string e outro dado (não necessariamente precisa ser uma string também).
Então, para conseguirmos juntar os dois números acima, pelo menos um deles deve ser uma string.
Telefone: "998" + 1234, ou Telefone: 998 + "1234".
Esse pensamento se torna mais complicado a medida que temos que concatenar uma uma operação no meio da string. Exemplo:
"CCXXVI em algarismos romanos são " + 200 + 20 + 6. Aqui, ao invés de representar a soma de 200 + 20 + 6, que seria 226, é representada a total concatenação de todos os elementos. O que resultaria em "CCXXVI em algarismos romanos são 200206".
Mas este problema é fácil de resolver, basta indicarmos com os parênteses que a operação matemática deve ser executada primeiro. Representando ficaria:
"CCXXVI em algarismos romanos são " + (200 + 20 + 6). O que consequentemente, representaria "CCXXVI em algarismos romanos são 226".
Java - Concatenação by Denys Xavier is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.