Published
Last modified
Java - If e Else
Uma ação muito importante que o processador de qualquer computador executa, e que o torna diferente de qualquer outra máquina, é a tomada de decisão definindo o que é verdadeiro e o que é falso.
Se quisermos fazer um bom programa, esse programa deve ser capaz de definir caminhos diferentes de acordo com decisões que o próprio programa toma. Para isso, precisamos de uma estrutura seletiva da qual o único valor possível é o bit 1 ou 0, resumindo: retornar o valor VERDADEIRO ou FALSO.
Em Java, como em muitas linguagens de programação, quem faz isso é o IF (SE traduzindo).
O ELSE é o que chamamos de caso contrário, ou seja, se for falso execute o que está no ELSE.
Exemplificando: Se (IF) for tal coisa, faça isso! Caso contrário (ELSE), faça aquilo!
Usando IF
Para usar o IF basta digitar entre parênteses o que deve ser comparado.
IMPORTANTE: IF é uma palavra reservada que não aceita ponto-e-vírgula (;) no final.
Se for verdadeiro, o programa executará a primeira linha logo abaixo do if.
Mas, e se quisermos executar várias linhas se if for verdadeiro?
Se o if tiver que executar várias linhas, todas as linhas que devem ser enquadradas dentro do bloco de dados - as chaves ({}).
Usando ELSE
O ELSE só existe se tiver um IF. O else só será executado se o IF for falso.
Else executará só a primeira linha abaixo dele. Se o else tiver que executar várias linhas, vale a mesma regra de if. Todas as linhas a ser executadas deverão estar contidas dentro do bloco de dados ({}).
Para que IF chegue a uma decisão de falso e verdadeiro são necessários operadores lógicos. Dos quais destacam-se 6:
- > - maior que
- < - menor que
- >= - maior ou igual a
- <= - menor ou igula a
- == - igual a
- != - diferente de
Importante
O operador lógico ! (negação) server para inverter o valor, ou seja, se algo for falso, irá se tornar verdadeiro e vice-e-versa.
Uma construção sem comparação entre duas variáveis é sempre entendida como sendo verdadeira. Ex.: if (var1) -> entenda como: se var1 for verdadeiro.
Uma construção sem comparação entre duas variáveis será entendida como false se usarmos o operador de negação antes da variável. Ex.: if (!var1) -> entenda como: se var1 for falso.
public class UsandoIf { public static void main(String args[]) { boolean var1 = true; // Se var1 for verdadeiro if (var1) { System.out.println("var1: Verdadeiro"); } else { System.out.println("var1: Falso"); } // Se var1 for falso if (!var1) { System.out.println("!var1: Verdadeiro"); } else { System.out.println("!var1: Falso"); } } }
Java - If e Else by Denys Xavier is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.